No cotidiano da prática clínica, especialmente em emergências e unidades de terapia intensiva, o monitoramento sérico da fenitoína é uma ferramenta essencial para garantir sua eficácia anticonvulsivante e evitar sua toxicidade neurológica.
No entanto, uma interpretação direta do nível total medido no laboratório pode, em muitos casos, ser enganosa, levando a sub ou superdosagens com potenciais riscos ao paciente.
Isso acontece porque a fenitoína é uma substância altamente ligada à albumina sérica.
Para uma avaliação precisa e individualizada, é imprescindível corrigir o nível sérico total de fenitoína, considerando a albumina do paciente e sua função renal, geralmente estimada pelo clearance de creatinina.
Esse cálculo, baseado na equação de Sheiner-Tozer, ou ajuste de Winter-Tozer, permite prever o nível total de fenitoína ajustado, ou seja, aquele que o paciente teria se apresentasse níveis normais de albumina e função renal.
Esta é a ferramenta que possibilita uma interpretação do status real do medicamento no organismo de um paciente.
Realizar essa correção manualmente, embora possível, consome um tempo precioso e abre margem para erros de cálculo em um momento que exige agilidade e certeza.
Seguindo nosso compromisso de apoiar a decisão médica, o Afya Whitebook conta com uma calculadora exclusiva de nível sérico total de fenitoína.
Essa funcionalidade transforma um cálculo trabalhoso em uma avaliação ágil e precisa, contribuindo para decisões terapêuticas mais seguras e personalizadas, diretamente na palma da sua mão ou na tela do computador.
A seguir, saiba mais sobre o que é o medicamento, para que ele serve, os principais cuidados a tomar no cálculo e como usar a calculadora de nível sérico total de fenitoína do Afya Whitebook!
O que é a fenitoína e para que serve?
Este medicamento é usado para o tratamento de crise convulsivas, crises tônico-ciclônicas generalizadas, crise parcial complexa ou estado de mal epilético. A fenitoína acalma os nervos hiperativos do corpo, em especial no cérebro.
O que é/como age?
Cuidados a se tomar no cálculo da fenitoína
Existem algumas situações de risco que envolvem o cálculo da fenitoína. Por exemplo:
- Hipoalbuminemia: algo comum em pacientes críticos, idosos, desnutridos ou com síndrome nefrótica
- Presença de disfunção renal: em situações de disfunção moderada a grave, a ligação proteica pode ser alterada, imitando o efeito da baixa albumina citada acima.
- Superdosagem tóxica: dosagens acima dos 30mg/mL são tóxicas. Caso ela apareça como resultado em um cálculo, revise as informações inseridas ou consulte um superior.
- Superdosagem letal: dosagens acima dos 40 mg/mL são letais. Revise as informações inseridas na calculadora para encontrar erros e não aplique a dosagem.
- Contraindicações: a fenitoína não é indicado para quem já tenha apresentado reações severas ao medicamento ou a outras hidantoínas. Pacientes que apresentam síndrome de Adam-Stokes, bloqueio A-V de 2º e 3º graus, bloqueio sino-atrial e bradicardia sinusal também têm contraindicação à formulação EV.
- Possíveis efeitos colaterais: saiba mais sobre eles na seção abaixo.
Efeitos colaterais da fenitoína
Os efeitos colaterais possíveis no medicamento são comumente associados a erros de dosagem, e podem incluir manifestações no sistema nervoso central, sistema gastrointestinal, sistema intergumentar, sistema hemopoiético, sistema do tecido conectivo, sistema cardiovascular e sistema imunológico.
Como calcular a fenitoína no nível sérico total do paciente com o Afya Whitebook?
Para fazer o cálculo de fenitoína ajustada para o seu paciente, siga o passo a passo abaixo:
- Abra o Afya Whitebook e acesse sua conta no app ou site
- Acesse a seção Geral e vá para a opção Calculadoras & Escores
- Busque a opção Nível Sérico Total de Fenitoína, na área Calculadoras de Drogas
- Na calculadora, informe primeiro o nível de fenitoína mensurada (microgramas/mL)
- Em seguida, marque se o paciente possui função renal adequada ou está com nível de clearance de creatinina < 10mL/min
- Agora, preencha o nível de Albumina sérica (g/dL)
- Após preencher o número acima, o Afya Whitebook retornará qual o nível correto de quanto deve ser a fenitoína ajustada para o paciente.
Lembre-se também de ler os avisos, indicações de uso e como interpretar o cálculo de fenitoína, que estarão disponíveis logo após o valor calculado.
Está precisando de ajuda com seus cálculos médicos para tomar decisões com segurança ou melhorar seu aprendizado? Então cadastre-se agora no Afya Whitebook!