Home / Calculadoras / Osmolaridade: como calcular e interpretar os resultados do exame 

Osmolaridade: como calcular e interpretar os resultados do exame 

Uma forma rápida e eficaz para memorizar os conteúdos revisados por especialistas

Tempo de leitura: 3 min

Teste de Osmolaridade

Índice do conteúdo

A osmolaridade é um parâmetro laboratorial fundamental para a avaliação do equilíbrio hidroeletrolítico e do estado de hidratação do organismo, ajudando também na identificação de toxinas no organismo.  

Sua determinação é crucial no manejo de distúrbios como hiponatremia, hipernatremia e na investigação de síndromes como a secreção inadequada de hormônio antidiurético (SIAD). 

Os resultados deste exame auxiliam o médico a diferenciar entre causas verdadeiras, pseudohipertônicas ou relacionadas a solutos osmoticamente ativos. 

Para agilizar e tornar esse processo mais seguro, o Afya Whitebook oferece uma ferramenta integrada de cálculo e interpretação da osmolaridade.  

No aplicativo, você pode inserir os valores de sódio, glicose e ureia e obter instantaneamente o cálculo, acompanhado de orientações claras sobre o significado do resultado no contexto clínico do paciente. 

Ter o Afya Whitebook à mão melhora a rotina, especialmente para quem está nos primeiros passos da prática médica. Mas antes de mostrar como calcular e interpretar resultados de osmolaridade, veja abaixo mais informações sobre o exame! 

O que é osmolaridade? 

A osmolaridade representa a concentração total de partículas osmoticamente ativas, como sódio, glicose e ureia, no plasma, sendo expressa em miliosmoles por quilograma de água (mOsm/kg).  

O que considerar para o cálculo de osmolaridade? 

O cálculo mostrado aqui possui algumas indicações de uso. Uma delas é que ao fazê-lo e comparado com a osmolaridade medida diretamente por osmômetro, pode revelar a presença de produtos tóxicos não mensurados, como etanol, manitol ou diferentes toxinas. 

Qual a fórmula para calcular osmolaridade? 

O cálculo da osmolaridade sérica é feito por meio de uma fórmula prática que utiliza valores rotineiramente dosados no sangue: Osmolaridade sérica = 2 × [Na+] + Glicose/18 + Ureia/6.  

Nessa equação, o sódio (Na+) é o principal contribuinte, multiplicado por dois para contabilizar os ânions associados. A glicose e a ureia são convertidas para miliosmoles dividindo-se suas concentrações (em mg/dL) por 18 e 6, respectivamente.  

Como calcular osmolaridade com o Afya Whitebook? 

Veja o passo a passo a seguir: 

  1. Acesse o app do Afya Whitebook e faça login 
  2. Encontre a área de Calculadoras e Escores, na seção Geral 
  3. Busque por osmolaridade 
  4. A calculadora estará na seção de Eletrólitos Séricos 
  5. Depois do acesso indique o nível de sódio (Na+), glicose (mg/dL) e uréia (mg/dL) do paciente 
  6. Depois de inserir os dados, o Afya Whitebook retornará o nível de osmolaridade em mOsm/L 
  7. Veja a área de Indicações de uso na descrição da calculadora para ver como interpretar o resultado. Ou confira a seção a seguir! 

Como interpretar os resultados da osmolaridade? 

A interpretação dos resultados segue valores de referência bem estabelecidos: 

  1. Abaixo da faixa normal: abaixo de 265 mOsm/kg 
  2. Faixa normal: entre 265 e 295 mOsm/kg 
  3. Acima da faixa normal: entre 295 e 320 mOsm/kg. 
  4. Estado hiperglicêmioco hiperosmolar: acima de 320 mOsm/kg 

Valores abaixo da faixa normal, chamado de hiposmolaridade estão classicamente associados a hiponatremia hipotônica. 

Já os valores elevados, chamados de hiperosmolaridade, podem indicar desidratação hipernatrêmica, hiperglicemia ou acúmulo de solutos exógenos.  

Quer ter essa calculadora médica e dezenas de outros que vão facilitar sua rotina médica? Então faça seu cadastro no Afya Whitebook agora mesmo! 

Como você avalia este conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *