Em sua rotina médica, você já se deparou com o famoso código CID, uma linguagem universal, padronizada e reconhecida por sistemas de saúde, seguros e pesquisas em todo o mundo.
Essa codificação é chamada de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, conhecida mundialmente pela sigla CID.
Na prática diária, o uso do código CID vai além do preenchimento de atestados e declarações de óbito. Ele é a espinha dorsal da comunicação clínico-administrativa.
Dominar o CID, portanto, não é uma burocracia, mas uma competência clínica essencial.
É nesse contexto que o Afya Whitebook se apresenta como seu aliado estratégico. Integrada ao aplicativo, você encontra uma ferramenta de consulta ao código CID que é rápida e intuitiva, sempre atualizada com as últimas revisões.
A seguir, vamos entrar em mais detalhes sobre o que é o código CID, como ele funciona e como você pode usar o Afya Whitebook para consultar os códigos CID. Confira a seguir!
O que é o código CID?
A CID é muito mais do que um simples catálogo de códigos. Trata-se de um sistema de classificação meticuloso, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que fornece códigos relativos a:
- Doenças
- Sinais
- Sintomas
- Aspectos anormais
- Queixas
- Circunstâncias sociais
- Causas externas para injúrias ou doenças.
Em essência, ela busca categorizar e quantificar todas as condições possíveis que afetam a saúde humana, criando uma base de dados consistente para a gestão em saúde.
Como funciona o código CID?
Um código CID pode ter de três a sete caracteres e, quanto mais caracteres, mais específico é o diagnóstico.
Os primeiros três caracteres se referem a categoria da enfermidade. O primeiro caracter é sempre uma letra.
Por exemplo, a letra “R” se refere a sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados em outra parte.
Os dois caracteres seguintes sempre são numerais, e ajudam a especificar melhor a doença. Dentro do código R, por exemplo, há o R49, que engloba distúrbios da voz.
Os três caracteres seguintes se aprofundam na etiologia da doença, condição ou fenômeno. Ou seja, as causas ou origens dela.
No mesmo exemplo anterior, o código CID R49.2 indica distúrbios de voz causado tanto por hipernasalidade quanto por hiponasalidade.
Em quais atividades o código CID pode ser envolvido?
Existem algumas atividades que utilizam o código CID, mostrando seu papel central na rotina clínico-administrativa. Na prática médica, você pode usar a classificação para:
- Identificar a doença de um paciente
- Entender quais medicamentos ou tratamentos podem funcionar
- Quais medicamentos evitar
- Encaminhar pacientes para outros profissionais da saúde usando a referência correta de doenças e sintomas
Agora, alguns exemplos de usos na parte administrativa e de coleta de dados são:
- Faturamento de hospitais e clínicas
- Planos de saúde identificam pedidos de autorização ou reembolso
- Pesquisadores identificam aumento de incidência de doença em uma região
- Autoridades de saúde pública traçam políticas baseadas em dados
No entanto, com atualizações periódicas e uma extensa lista de categorias, localizar o código mais específico e atualizado pode consumir um tempo precioso durante a consulta ou a finalização de um prontuário.
A agilidade e a precisão nessa etapa são fundamentais para evitar glosas e garantir que a informação gerada a partir do seu diagnóstico seja fidedigna.
Ao eliminar a busca manual e as dúvidas sobre a codificação correta, o Afya Whitebook otimiza sua rotina, permitindo que você dedique mais energia ao que realmente importa: o raciocínio clínico e o cuidado direto com o seu paciente.
E é isso que vamos mostrar a seguir!
Como usar a ferramenta de código CID no Afya Whitebook?
- Abra o app do Afya Whitebook e faça login
- Na tela principal, desça até a seção “Códigos” e toque em “CID-10”
- Aqui, você já pode buscar por um código específico ou pela descrição
- Alternativamente, você pode clicar no ícone em formato de lista no canto superior direito do app para acessar os capítulos
- Na segunda opção, você já consegue ver os 22 capítulos do código CID. Escolha o que estiver mais próximo da condição do seu paciente.
- A partir daí, basta se aprofundar no código, até encontrar o mais correto para o seu paciente.
- Ao encontrar o código, você pode ver informações como sua classificação, restrição do sexo e se o CID pode causar óbito.
Independente da forma que procure, o Afya Whitebook é seu assistente na rotina médica.
Desta forma, você será capaz de encontrar o código correto para incluir no receituário, encaminhamento para outros profissionais ou para seu controle administrativo.
Cadastre-se hoje mesmo no Afya Whitebook e experimente como a precisão administrativa pode andar de mãos dadas com a excelência clínica!