Home / Calculadoras / Déficit de Ferro Corporal: como estimar com o Afya Whitebook? 

Déficit de Ferro Corporal: como estimar com o Afya Whitebook? 

Uma forma rápida e eficaz para memorizar os conteúdos revisados por especialistas

Tempo de leitura: 3 min

Falta de ferro

Índice do conteúdo

Na prática clínica, especialmente no acompanhamento de pacientes com anemia crônica, doença renal ou candidatos a cirurgia, saber apenas que há déficit de ferro corporal não é suficiente.  

É preciso quantificá-la com precisão para prescrever a reposição correta, seja por via oral ou intravenosa, evitando tanto a subdosagem quanto a sobrecarga.  

O cálculo do déficit de ferro corporal tem como objetivo determinar a quantidade exata de ferro que o corpo necessita para repor seus depósitos esgotados e reconstituir a massa de hemoglobina. 

Ele se baseia em dois componentes principais: o déficit de hemoglobina, que é o ferro necessário para restaurar os níveis sanguíneos, e a reposição dos estoques corporais de ferro, para reabastecer a ferritina.  

Para otimizar e agilizar essa etapa, as calculadoras médicas do Afya Whitebook automatizam esse e outros cálculos médicos complexos.  

A seguir, entenda mais sobre o déficit de ferro corporal, a fórmula para fazer seu cálculo, as limitações e o que considerar ao aplicar o método e como fazer o cálculo de maneira fácil e rápida com o Afya Whitebook! 

O que é o déficit de ferro corporal? 

É quando o nível de ferritina no sangue está abaixo do valor de referência para o paciente. Os níveis são os seguintes. 

  1. Homens adultos: 23 a 336ng/mL 
  2. Mulheres adultas: 12 a 306ng/mL 

Quaisquer valores abaixo ou acima indica desequilíbrio no organismo. No entanto, vale mencionar uma exceção: mulheres grávidas. Nelas, é normal existir ferritina baixa no sangue, por conta da passagem de ferro do sangue para o bebê em formação. 

O que acontece com o corpo quando o ferro está baixo? 

Os seguintes sintomas são possíveis: 

  1. Fadiga excessiva 
  2. Alta irritabilidade 
  3. Fraqueza 
  4. Palidez 
  5. Desânimo 

Como repor ferro? 

Alimentação com itens ricos em ferro, como carnes vermelhas, aves, fígado, peixes, feijões e frutos do mar, além de suplementação. Porém, a segunda alternativa só pode ser feita por meio de recomendação médica. 

Além disso, evitar certos alimentos que inibem a absorção de ferro pelo organismo também é interessante. Cafés, chás, leite e antiácidos durante as refeições são alguns exemplos do que se evitar para quem está precisando de mais ferro no sangue. 

Cuidados e limitações a se observar antes do cálculo 

Realizar esse cálculo é fundamental por várias razões. Primeiro, ele personaliza a terapia, permitindo que a dose de ferro intravenoso seja calculada de forma individualizada, aumentando a eficácia e a segurança do tratamento.  

Segundo, ele ajuda a distinguir a anemia ferropênica pura de anemias provenientes de doenças crônicas ou inflamatórias, onde os estoques de ferro podem estar normais ou elevados apesar da deficiência funcional.  

Por outro lado, a fórmula não considera o peso ideal em pacientes obesos. Além disso, o cálculo deve ser feito apenas em pacientes que estejam acima dos 35kg. 

Por fim, o cálculo de déficit de ferro corporal considera as formulações com Sacarato de hidróxido férrico. 

Qual a fórmula para estimar o déficit? 

A fórmula mais utilizada considera: 

Déficit Total de Ferro (mg) = Peso (kg) x (Hb alvo – Hb atual) g/dL x 2.4 + 500 mg (para reposição de estoques). 

Os parâmetros são: 

  1. Peso corporal: Em quilos (kg). 
  2. Hemoglobina (Hb) alvo: Geralmente 14-15 g/dL para homens adultos e 13 g/dL para mulheres. 
  3. Hemoglobina (Hb) atual: Valor obtido no hemograma do paciente. 
  4. Fator 2.4: Derivado do volume sanguíneo e do conteúdo de ferro na hemoglobina. 
  5. 500mg: Valor padrão para repor os estoques de ferro (ferritina) em pacientes com peso acima de 35kg. 

Após diagnosticar a deficiência de ferro por meio de exames como hemograma, ferritina, que é o principal marcador de estoque, e saturação da transferrina, o médico deve definir a estratégia de reposição. 

Para casos leves ou assintomáticos, a suplementação oral e ajuste dietético podem ser suficientes.  

No entanto, em situações de deficiência grave, má absorção intestinal, doença renal crônica ou necessidade de correção rápida, o cálculo do déficit se torna indispensável para guiar a dose total de ferro intravenoso a ser administrada. 

Como estimar o déficit de ferro corporal no Afya Whitebook? 

Por outro lado, você pode usar a calculadora de déficit de ferro corporal do Afya Whitebook, em vez de fazer as contas manualmente. 

Para usar a ferramenta, basta que insira os dados do paciente e a ferramenta fornece o déficit total de ferro em miligramas. Além disso, ela pode sugerir métodos de reposição da ferritina do paciente. Veja abaixo o passo a passo! 

  1. Acesse o aplicativo do Afya Whitebook e faça login no seu perfil 
  2. Encontre a área de Calculadoras e Escores, na seção Geral do app 
  3. Faça uma busca por déficit de ferro corporal  
  4. A calculadora estará na área de Eletrólitos Séricos 
  5. Após acessá-la, indique o peso (kg), a hemoglobina alvo (g/dL) e a hemoglobina atual (g/dL) do seu paciente 
  6. Depois de inserir os dados, o Afya Whitebook retornará o nível de déficit em miligramas, além de oferecer orientações e pontos de atenção sobre o que fazer. 

Quer ter acesso a essa calculadora e de dezenas outras mais? Então cadastre-se no Afya Whitebook e comece a usá-lo hoje mesmo! 

Como você avalia este conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *